Um dos maiores desafios que encontro no dia a dia de orientação junto aos clientes que me procuram é, em um primeiro momento, decidir quais são as necessidades e demandas que eles acreditam ter em confronto com as reais necessidades que eles sequer imaginam que possam ter.
Esse contraponto é um momento fundamental na decisão daquilo que devemos acreditar ser o caminho para atender a esse desejo de mudança da situação atual em suas clínicas, petshops e centros de estética para uma situação onde novos resultados e posturas diferenciadas sejam capazes de resolver os problemas e trazer um novo momento para suas carreiras e empresas.
Como começar
Primeiro fazer um exercício de reconhecimento e autoanálise onde sejam listados os problemas que incomodam, as situações que levam a pensar em mudanças e as condições nas quais você considera que haja alguma inadequação, algum problema ou insatisfação com os resultados.
Posteriormente tente dividir esses problemas e situações em grupos:
Problemas Comportamentais – da Equipe e seus (importante dar o exemplo sempre, não se esqueça disso!)
Problemas Técnicos – Como anda sua formação técnica?
Problemas Gerenciais – Como andam as contas? Como está o controle de estoque?
Problemas Promocionais – Como está sua comunicação empresarial?
De posse dessa lista de itens a serem abordados em seu processo de mudança, converse com sua equipe e decida qual o item mais urgente a ser abordado em um processo de reestruturação.
Analise o impacto dessas mudanças:
Quanto vai custar?
Quanto tempo vai levar?
Quantos recursos terei que envolver na mudança?
Tenho equipe preparada para prestar esse serviço?
Minha equipe de trabalho está preparada para entender o processo de mudança?
Minha equipe de trabalho está comprometida com os objetivos da mudança?
Ela entende o porquê dessa mudança?
Será que eu sei o impacto dessa mudança no meu trabalho?
Organizar a estratégia de mudança não é fácil, e por isso o auxílio de um pro ssional externo é muitas vezes o caminho para orientar o processo como um todo, separar as etapas e organizar a sequência de decisões.
Projetar o processo de mudança deve ser feito de forma tranquila, sem afobações e sem pular etapas, o que tem sido um dos maiores problemas nas mudanças que vejo acontecer por aí. Há uma inversão de prioridades e alterações não muito práticas, são realizadas sem que haja uma real mudança no conceito de gestão dos estabelecimentos e no conceito de posicionamento empresarial por parte de todos os envolvidos no processo.
Não mude apenas por mudar
Não entre em uma ciranda de transformações sem que você saiba exatamente o que quer, onde quer chegar, o que quer mudar e o que deseja alcançar. Sem essas definições, todo o esforço terá sido em vão.