A inovação é uma iniciativa do núcleo Pecuária Sudeste da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e visa auxiliar os criadores de ovinos na hora do aleitamento artificial dos animais. Para chegar ao suporta, foi necessário apenas o uso de madeira, corrente e tinta.
O equipamento, adaptado de outros modelos, tem capacidade para alimentar até oito crias de ovinos ao mesmo tempo, diminuindo o emprego de mão de obra.
Segundo pesquisador Sérgio Novita Esteves, “como temos, aqui no núcleo, um rebanho grande, algumas vezes há casos de ovelhas que têm pouco leite ou com mastite (inflamação) no úbere (glândula mamária); por isso, temos que suplementar a dieta das crias com leite usando o equipamento”, que facilita e agiliza o processo de aleitamento”.
Esteves chama atenção para uma característica importante do suporte: “a altura dele”, explica, “pode ser ajustada de acordo com o crescimento dos animais; “ele não é fixo na parede; é pendurado por meio de correntes e podemos regular a altura conforme o tamanho das crias”.
Foto: Isabella Barbosa dos Santos