Para garantir a segurança e a qualidade do ovo produzido por pequenos produtores uma equipe de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu e validou um método para manipulação segura de ovos.

Os protocolos para pequenos produtores estão detalhados em um guia destinados a avicultores, disponível no Portal Embrapa.

A orientação é que os avicultores sigam o protocolo estabelecido para proteção de sua saúde e evitem a contaminação do produto, executando uma sequência de seis etapas, desde a coleta nos ninhos.

Para isso, os pesquisadores reuniram um conjunto de procedimentos de segurança que visam prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes à produção de ovos em pequena escala, capazes de comprometer a saúde humana.

“A base das recomendações é que os ovos produzidos sejam o mais limpo possível, evitando a contaminação por fezes, microrganismos presentes no ambiente de produção e garantindo a segurança do produtor e do consumidor”, diz o pesquisador da Embrapa, Eduardo Walter, líder do projeto OvOLimp.