O avanço do novo coronavírus no país tem gerado diversas dúvidas e preocupações em todos os setores de produção agropecuária. Pensando em melhores práticas para os pecuaristas de corte, pesquisadores da Embrapa divulgam comunicado técnico com diversas dicas de prevenção de Covid-19.

Segundo informações divulgadas por pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, até o presente momento não há relatos de infecção pelo novo coronavírus por meio de contato com animais domésticos ou de produção. A forma de contágio é de humano para humano, “mediante contato com gotículas exaladas por pessoas infectadas pelo coronavírus ou ao tocar objetos ou quaisquer superfícies (como mesas, maçanetas e celulares) que estejam contaminadas por essas gotículas e depois levar as mãos à boca, olhos ou nariz”.

Como precaução é recomendável que pessoas infectadas com COVID-19 limitem o contato com colegas de trabalho e animais até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. Também é importante que haja limitação na entrada de pessoas à propriedade rural e que se obedeça a medida de distanciamento mínimo de 2,0 metros entre as pessoas. Deve-se manter o manejo sanitário, seguindo as orientações e supervisão do médico veterinário, visando a saúde e bem-estar dos animais.

Dentre as dicas de prevenção, destacam-se:

  • Todas as pessoas, incluindo o trabalhador do campo devem se prevenir contra o contágio com o vírus, lavando frequentemente e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou usar álcool 70% antes e depois do serviço.
  • Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e boca com a parte interna do braço e evitar utilizar as mãos ou tocar em objetos de uso de trabalho.
  • Não levar as mãos à boca, nariz e olhos, principalmente após tocar em objetos ou superfícies expostas.
  • Não compartilhar objetos pessoais, como copos, talheres, cuia e bomba de tereré.
  • Evitar aglomerações, como conversas com várias pessoas perto umas das outras, por exemplo reuniões em bares, obedecendo a medida de distanciamento mínimo de 2,0 metros entre as pessoas.
  • Ao voltar para casa, deve-se retirar as roupas e sapatos e ir direto para o banho. Somente após o banho, se aproxime das pessoas da família.
  • Se pegar na maçaneta e outros lugares da casa, celulares, chaves, etc, limpe com álcool 70% ou desinfetantes. As roupas devem ser lavadas e os sapatos higienizados com desinfetantes.
  • Pessoas que apresentem febre, tosse, dificuldade para respirar ou mal estar, devem permanecer em casa e ligar para o serviço de saúde da cidade mais próxima para orientações.
  • Proprietários de estabelecimentos rurais, familiares e outros que moram na cidade devem evitar o trânsito frequente entre zona urbana e rural, para evitar levar o vírus para o campo.

Os pesquisadores também destacam a importância de seguir as orientações do Ministério da Saúde, adotando novos hábitos e cuidados, para diminuir o risco de infecção pelo vírus, bem como permanecer sempre informado por meio de fontes confiáveis como as autoridades de saúde locais e nacionais.

O comunicado técnico foi produzido pelos pesquisadores: Flábio Ribeiro de Araújo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte; André Luiz Julien Ferraz, professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Daiane Aparecida Rosa Lima, mestranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Rudielle de Arruda Rodrigues, doutoranda da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Taynara Nunes Pasquatti, doutoranda da Universidade Católica Dom Bosco.

Para baixar a íntegra do comunicado técnico, acesse o link abaixo:
Embrapa CT 153: Dicas de prevenção de Covid-19 para pecuaristas de corte