Diante da alta do preço do boi gordo, é cada vez maior a procura por bezerros de qualidade para reposição do gado. Com o objetivo de melhorar o desempenho de animais jovens, alguns produtores estão adotando o “creep-feeding”, técnica de suplementação alimentar concentrada em locais de acesso restrito aos bezerros.

De acordo com o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Sidnei Lopes, ao corrigir e enriquecer a dieta de bezerros, o creep-feeding pode melhorar o desempenho de cada animal e conferir mais peso corporal ao desmame.

Além disso, a técnica auxilia no desenvolvimento do rúmen, diminui o estresse, reduz a mortalidade dos bezerros e aumenta o giro de capital do produtor.
Segundo Sidnei Lopes, a quantidade de suplemento que o produtor deve utilizar após a fase da desmama depende de uma série de fatores, entre eles, o ciclo de produção, a qualidade e a disponibilidade de pasto.

“Geralmente, e de acordo com a meta estabelecida pelo produtor, quanto pior a quantidade e a qualidade do pasto, maior será a demanda por suplementos concentrados”, diz o pesquisador

Foto: Epamig