Imagine ter uma calculadora informatizada para ajudar na tarefa de selecionar os acasalamentos de touros e matrizes com o objetivo de obter progênies com características específicas desejadas pelo pecuarista e para atender o mercado?

Pois então, esta tecnologia já existe. Desenvolvida pela Embrapa e a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), a ferramenta foi lançada durante a 46ª edição da Expointer em Esteio (RS), realizada entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro.

“Entre as principais funções e vantagens da tecnologia, o cálculo das DEPs e índices do Promebo de cada suposto produto dos acasalamentos, com base nos reprodutores e vacas que o produtor escolhe usando a ferramenta”, destaca o analista de informática da Embrapa Pecuária Sul e um dos desenvolvedores da calculadora, Henry Carvalho.

De acordo com Carvalho, além de calcular a consanguinidade, bem como um indicador de nível de problema para cada um dos possíveis cruzamentos, a ferramenta descarta acasalamentos incompatíveis pela consanguinidade e pelo indicador do Nível de Problema (NP), o qual consegue resumir problemas indesejados em apenas um número.

Outros diferenciais

Segundo o analista, o indicador do Nível de Problema é mais uma das vantagens da ferramenta, pois evita que o criador tenha que olhar muitas DEPs para fazer o acasalamento. “Sendo assim, é interessante ter um valor único para descrever o desequilíbrio de um dado acasalamento, e é isso que o Indicador do Nível de Problema faz”, avalia Carvalho.
Além disso, ele acrescenta que a calculadora também fornece um algoritmo que indica as melhores combinações entre os animais selecionados pelo pecuarista, evitando a análise manual dos dados para uma escolha mais precisa.

“Com base nos dados gerados pela calculadora, o criador terá a previsão do desempenho esperado em relação aos filhos desse acasalamento e, comparando cada um dos cruzamentos, ele pode escolher o que for mais adequado ao seu projeto pecuário”, completa.

Como usar a ferramenta

O analista da Embrapa informa que a calculadora foi desenvolvida para ser utilizada diretamente pelo criador e não requer a instalação de programas, já que está integrada ao sistema Origen/Promebo da Associação Nacional de Criadores (ANC). “Em poucos minutos o pecuarista poderá aprender a utilizá-la”, esclarece. “Este é o seu principal diferencial”, acrescenta.

Ele destaca que a calculadora é de uso livre para os associados da ANC que participam do Promebo e, como foi desenvolvida integrada ao sistema de registro da entidade, ela não pode ser utilizada fora desse ambiente. “Por ser integrada aos sistemas da ANC, é fácil de usar e evita que o usuário tenha que fazer cadastros de animais previamente para que ela possa funcionar”, alerta.

“Entretanto, como a Embrapa atua em parceria com as associações de raça, o analista acredita que, se houver demanda, posteriormente é possível que a ferramenta seja desenvolvida dentro de outros programas de melhoramento genético”, arremata Carvalho.

Com informações da Embrapa Pecuária Sul