Joseph Lister está historicamente ligado à introdução da assepsia cirúrgica que tornou muito mais seguros os procedimentos invasivos

O cirurgião inglês Joseph Lister (1827-1912) um verdadeiro patrimônio da humanidade, viveu na época de ouro da medicina e da medicina veterinária. Seu nome está historicamente ligado à introdução da assepsia cirúrgica que tornou muito mais seguros os procedimentos invasivos.

Em 1860, ele assumiu a cátedra de cirurgia da Universidade de Glasgow e em 1869 na de Edimburgo. Foi quando introduziu a técnica de assepsia com agentes químicos o que possibilitou reduzir drasticamente os óbitos pós-cirúrgicos. Ele foi o primeiro médico a ser admitido na Câmara dos Lordes (1897).

Em 1857, publicou o seu primeiro trabalho, “Os estágios primeiros da inflamação”, relatando casos de piemia e gangrena observados no hospital do University College.

Em 1865, a partir do conhecimento dos trabalhos de Pasteur, tomou conhecimento do erro da ciência de então que acreditava na geração espontânea dos microrganismos. Então, passou a perseguir um meio de combater esses micróbios. Inicialmente usou o ácido fênico, introduziu o categute (para as suturas) e o conceito de esterilização do material cirúrgico e de todo material que entrava em contato com o paciente.