O Instituto CNA e a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) assinaram na noite desta quinta (2), na 85ª Expozebu, em Uberaba (MG), o protocolo de certificação que vai promover e valorizar a raça bovina, com a bonificação dos produtores pelo preço da arroba e agregação de valor da carne oriunda dessa raça.
A parceria foi formalizada pelo coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade do Instituto CNA, Paulo Costa, e pelo presidente do Conselho de Administração da ACBB, Paulo Sérgio Scatolin. O Protocolo Carne Certificada Brahman é o oitavo a integrar a Plataforma de Qualidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para raças bovinas. A iniciativa fez parte das comemorações dos 25 anos da ACBB.
Com a iniciativa, a CNA busca agregar valor a todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina brasileira, garantir cada vez mais qualidade ao consumidor. “Com esses protocolos, a CNA consegue oferecer uma nova oportunidade de negócios para as associações de criadores e fornecer aos consumidores as informações necessárias sobre o produto a ser consumido com a qualidade certificada”, explicou Paulo Costa.
“A certificação para a raça é um marco. O Brahman é uma raça mundial e que está há 25 anos no Brasil e muitas pessoas ainda não conhecem. Além de mostrar a genética da raça, vamos valorizar mais a raça e aumentar as vendas da carne Brahman”, destacou o presidente da ACBB, Paulo Sérgio Scatolin.
A partir da plataforma Agri Trace, é possível ter, de forma transparente, todas as informações sobre o processo produtivo da carne, desde quais raças que possuem protocolo de certificação, os frigoríficos credenciados para fazer a rotulagem da carne, as propriedades onde os animais são criados, o trânsito, a comercialização, entre outros dados.
Além da raça Brahman, outros protocolos já assinados pela CNA com as associações de criadores são: Angus, Hereford, Charolês, Devon, Wagyu, Nelore e Senepol.
Assessoria de Comunicação CNA