O Workshop Internacional de Capacitação das Indústrias de Aquicultura e Pesca para o Mercado Europeu, promovido pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), serviu para atualizar conhecimentos e práticas do parque industrial brasileiro.
O evento, realizado de 15 a 19 de julho, em Itajaí (SC), foi uma ação conjunta entre o ministério, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sinpi). A ação teve como objetivo levar conhecimento aos produtores para que atendam a critérios e normas dos importadores europeus.
Os temas, abordados por especialistas internacionais da FAO, debateram sanidade e inocuidade dos produtos pesqueiros destinados ao mercado europeu. Um dos destaques da pauta foi a implementação de programas de pré-requisitos (PRPs), incluindo rastreabilidade do sistema de análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP) e de projetos adequados das áreas de produção, de infraestrutura de estabelecimento de processamento e de barcos congeladores.