A agropecuária sempre teve uma parcela expressiva na arrecadação do PIB brasileiro. Neste período de crise vivenciado no Brasil devido à pandemia do Coronavírus, o setor consolidou-se como principal pilar da economia, maior fonte geradora de empregos e renda no País. Dentre os diversos segmentos da agroindústria, a avicultura se destaca como negócio promissor ao proporcionar alta viabilidade econômica e rápido retorno do investimento.

De acordo com o Relatório da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) referente à produção de 2019, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Foram produzidas no Brasil, em 2019, 13.2 milhões de toneladas de carne de frango e exportadas 4.2 milhões de toneladas. Os Estados Unidos seguem o Brasil na exportação, uma vez que exportaram 3.2 milhões de toneladas e produziram 19.9 milhões de toneladas.

Considerando a atração da atividade e crescente interesse dos investidores, listamos algumas dicas indispensáveis para o conhecimento do novo avicultor (a):

Definir a produção

Antes de mais nada será preciso decidir entre produção de ovos e produção de frangos de corte. Não é tecnicamente correto explorar essas duas atividades na mesma granja.

Disponibilidade de insumos

É preciso pesquisar se no local onde você pretende instalar o seu aviário existe disponibilidade de insumos para produção da ração. A despesa com ração é a maior de todas na produção tanto de ovos como de carne de frango.

Localização

A escolha do local onde você deseja montar a sua granja, além do que foi dito acima, precisará levar em conta outros itens, como: (a) Clima – o excesso de calor tanto quanto o de frio, prejudica muito o rendimento das aves; (b) Topografia – locais montanhosos encarecem a instalação de um aviário; (c) Mercado – é fundamental levar em conta a proximidade do mercado porque o transporte encarece a produção; (d) Mão de obra – embora, até determinado tamanho, a operação possa ser familiar, sempre haverá situações nas quais será necessário contar com auxiliares; (e) Presença do dono – a avicultura é uma atividade de risco que exige um acompanhamento diário, permanente; (f) Assistência técnica – a possibilidade de contar com a assistência técnica de um veterinário especializado para orientar sobre as medidas preventivas das doenças e para um rápido socorro quando da ocorrência de alguma delas, é fundamental.

Mercado Consumidor

A comercialização dos ovos – que já vêm prontos para a venda, é muito mais fácil do que a dos frangos de corte, que precisam ser abatidos, limpos, embalados e, muitas vezes, refrigerados ou congelados.

Sistema de Integração

No caso da sua escolha ser pela produção de frangos de corte, você precisará ser um “produtor integrado”, ou seja, fornecedor dos frangos vivos, dentro de uma programação estabelecida pelo abatedouro que comprará seus produtos. Geralmente, a empresa à qual você está integrado, fornece a ração e a assistência técnica.

Dedicação

A avicultura industrial é uma atividade de tempo integral e não de fim de semana. É importante que você ou o granjeiro morem o mais próximo possível da granja que, por sua vez, deverá contar com facilidade de comunicação. A comunicação eficiente é necessária nos casos de você necessitar de um socorro urgente para as suas aves.

Inovação

Para apresentar as tendências e exigências do mercado, selecionamos assuntos que estão em destaque no âmbito da Avicultura:

Responsabilidade Ambiental

A avicultura brasileira é produzida com níveis de CO2 45% inferiores quando comparada à produção do Reino Unido e 50% inferior à produção francesa.Deve-se ressaltar que no Brasil, grande parte da produção de aves e suínos é feita fora do Bioma Amazônico, onde as regiões Sul e Sudeste do País são responsáveis mais de 80% da produção brasileira destas proteínas.Além disso, alegislação ambiental brasileira é atualmente uma das mais avançadas e abrangentes do mundo e instiga os empresários a investirem em iniciativas voltadas para a preservação ambiental e reutilização de recursos, a fim de aumentar a produtividade e reduzir os impactos ambientais.

Pesquisa e Desenvolvimento

As aves vêm mostrando um aumento de desempenho sem precedentes nas últimas décadas. Isto se deu em decorrência de altos investimentos em tecnologia, genética, nutrição, bem-estar e sanidade animal. Dessa forma, os constantes melhoramentos são imprescindíveis para garantir o melhor rendimento e aproveitamento de carcaça. Ao produtor, cabe estar atento à evolução das demandas, uma vez que para manifestarem seu potencial máximo as aves precisam estar em ambiente confortável, bem manejadas, com a tríade temperatura, umidade eventilação, adequados à cada momento do dia.

Investimento em Tecnologia

Investir em estrutura é fundamental. Com a tecnologia, os equipamentos de um aviário devem oferecer mecanismos de controle que apresentem o cenário do aviário em tempo real, podendo ser ajustados imediatamente às necessidades das aves. Os equipamentos devem consorciar eficiência tanto em sua operação física quanto em sua eficiência energética, garantindo custo-benefício ideal e ambiência de qualidade.

Gestão de Recursos

Produzir de forma eficaz, livre de desperdício de materiais, mão-de-obra, talentos e recursos naturais é um tremendo desafio para o empreendedor do campo. Mais de 70% do custo da produção está na matéria-prima, que se apresenta cada vez mais onerosa. Os colaboradores precisam ter consciência do custo da produção para identificarem os possíveis desperdícios e gargalos na propriedade, a fim de rapidamente saná-los.

Formação de Equipes

Cada vez mais é necessário que a relação do colaborador com a empresa seja clara e inspire confiança. Em especial, com as novas gerações que estão chegando e formam a maior força de trabalho no mercado, chamadas Millenialls (nascidos entre 1980 e 1994, mais de 70 milhões de brasileiros em 2019). Esta geração é a primeira que nasceu na era da internet, são considerados ansiosos, inquietos, ágeis, exigentes e querem se sentir parte da empresa.

Bem-estar Animal

Além de ser assunto em voga dentre os consumidores, garantir o bem-estar é necessidade básica na produção animal. Do ponto de vista social e de mercado, é esperado que os animais vivam nas melhores condições possíveis ao longo de sua vida que tem por propósito garantir alimentação saudável ao homem. Por outro lado, viver em condições precárias de higiene e com maus tratos traz para a produção danosos prejuízos que inviabilizam a atividade. O estresse atinge duramente o sistema imunológicos das aves. O ambiente limpo e livre de animais invasores promove maior segurança sanitária. Dessa forma, o meio ambiente é o principal responsável para que as aves manifestem seus resultados zootécnicos. Portanto, bem-estar não é apenas atender às exigências do mercado, é garantir rendimento e alta performance do plantel.