Técnica lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares traz cálculo inédito que indica quanto o pecuarista obterá de ganho extra pelos filhos de reprodutores com melhor genética. Dessa forma, fica mais fácil enquadrar os rebanhos bovinos em programas de carne premium (oriunda de cortes de animais selecionados).

O método (chamado de Índice Bioeconômico de Carcaças (IBC) é uma fórmula que, aplicada nos programas de melhoramento genético, identifica os touros capazes de gerar descendentes que produzam carne de alta qualidade.

O IBC apresenta uma perspectiva inédita para o melhoramento genético de bovinos no Brasil, uma vez que seleciona os animais e já informa o quanto esse incremento pode render economicamente para o produtor quando for feita a venda do animal para o frigorífico.

A Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares é responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional, que reúne várias raças bovinas de origem europeia e seus cruzamentos por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Foto: Fagner Almeida