Com essa iniciativa da MSD Saúde Animal, os produtores de tilápia – peixe de água doce mais produzido e comercializado no Brasil – passaram a contar com uma vacina (Aquavac Strep As) para controle da  Estreptococose, doença que afeta, nos criatórios, de 15% a 30% desse tipo de peixe. causando elevada taxa de mortalidade.

A enfermidade, causada pela bactéria  Streptococcus agalactiae Biotipo 2, é  mais incidente nos animais adultos e seus principais sintomas são exoftalmia (olho saltado), ascite (barriga inchada), encefalite (nado em rodopio) e lesões na cauda.

“O lançamento da vacina  vem para suprir uma necessidade do mercado  brasileiro, já que o combate à Estreptococose é pouco eficaz com a utilização de rações medicadas, principalmente quando a doença  é diagnosticada tardiamente”, diz o gerente de Mercado de Aquicultura da MSD Saúde Animal, Rodrigo Zanolo.  E acrescenta:

O  medicamento pode incrementar em até 15% a sobrevivência da criação e trazer melhoras no desempenho dos animais, com  alto retorno financeiro para o criador, além da redução do uso de antibióticos”.

Fonte: MSD Saúde Animal