Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, desenvolveram um produto natural inédito (primeiro do Brasil) para substituir os antibióticos tradicionais na alimentação de bovinos.

Trata-se, segundo a APTA, de um antibiótico com anticorpos policlonais (formados na gema do ovo das galinhas durante o processo de imunização das aves) e dotado de propriedades equilibradoras da flora do aparelho digestivo de bovinos, garantindo maior ganho de peso dos animais.

Desenvolvido para ser adicionado à ração do gado, o produto (já patenteado) tem a mesma função dos antibióticos tradicionais, mas com a diferença de ter efeito específico contra bactérias indesejáveis (nocivas à saúde dos bovinos), que inibem o ganho de peso do gado. Além disso, ao contrário daqueles medicamentos, o antibiótico natural não inibe o crescimento de bactérias gram-positivas (benéficas aos animais).

Dentro desse quadro, os pesquisadores da APTA chamam atenção para o fato de que os antibióticos convencionais vêm sendo proibidos em vários países da Europa e regiões dos Estados Unidos devido ao surgimento das chamadas superbactérias (resistentes aos antibióticos).

Foto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo