Essa foi a conclusão a que chegaram pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. Realizada  pelo Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial  do Departamento de Ciência dos Alimentos  (DCA),  a pesquisa avaliou a influência do preço, da marca e das características sensoriais na aceitação e intenção de compra de iogurtes.

Para o professor do DCA e orientador da pesquisa, João de Deus Souza Carneiro, “tanto características sensoriais do produto como cor, sabor, aparência e textura, quanto a marca e o preço  influenciam na percepção sensorial e na intenção de compra”. “Em alguns casos, acrescenta, “uma marca já consolidada, aliada a uma boa estratégia de marketing, exerce uma grande influência  no processo de compra das pessoas”.

A pesquisa compreendeu testes com cinco marcas de iogurte de morango e envolveram 72 consumidores (provadores).

As amostras de iogurte foram avaliadas em três sessões, quanto à aceitação sensorial e intenção de compra: na primeira sessão as amostras foram avaliadas codificadas, na segunda sessão foi informado o preço de cada iogurte e na terceira sessão foi informada a marca de cada iogurte.

“Observamos que as marcas nacionais tiveram maior influência na intenção de compra dos consumidores, mas notamos também que nos testes com amostras codificadas os iogurtes regionais tiveram maior aceitação que os nacionais”, ressalta o orientador da pesquisa.

Fonte: UFLA