Para saber que alimento se deve ou não oferecer aos bovinos de corte, existe uma tabela brasileira de composição alimentar com todos os tipos de alimentos e uma de exigências nutricionais que informa a quantidade necessária de cada nutriente que o animal necessita.
Muitas vezes, porém, nem todos criadores têm acesso a esses dados. Em vista disso, pesquisadores dos Departamentos de Zootecnia e de Informática da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFV) desenvolveram dois programas de computador (softwares) capazes de calcular a quantidade exata de cada nutriente para bovinos.
Um dos softwares, o CQBAL 3.0, é a versão on-line da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos para Ruminantes (entre eles os bovinos) que contêm todos os tipos de alimentos e seus derivados.
Nele o produtor pode escolher o alimento e acessar a sua composição nutricional.
Já no software BR Corte, que é baseado na tabela de exigências nutricionais de bovinos de corte do Brasil, é possível formular dietas a um custo mais baixo e calcular o ganho de peso dos animais a partir de uma dieta já elaborada. Além disso, os softwares permitem a inclusão de dados de novos alimentos.
Além dos produtores, a indústria de ração também pode se beneficiar com a tecnologia.
Para acessar os softwares basta digitar os endereços:
Para o CQBAL: http://www.ufv.br/cqbal
Para o BR Corte: http://www.brcorte.com.br
Foto: Arquivo UFV