Os produtos resultam de pesquisas do núcleo Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Corumbá, Mato Grosso do Sul, em parceria com o Centro de Pesquisas do Pantanal, ligado ao governo daquele estado.
Entre os produtos estão, entre outros, quibes (foto), nuggetes, hambúrgueres e patês. Eles são feitos com carne de peixes nativos mais tradicionais do Pantanal, como pacu, pintado e cachara.
De acordo com o pesquisador do núcleo, Jorge Lara,”as pesquisas fazem parte de um projeto que que tem por fim agregar valor aos produtos da pesca (pescado) da região”. E justifica:
“A razão é que, no Pantanal, o valor pago aos pescadores pelo peixe inteiro sem vísceras (pronto para comercialização) é muito baixo. “Uma forma de agregar mais valor a esse peixe é processá-lo (transformá-lo) em produto”.
“Para isso”, explica, “os pesquisadores adaptaram a produção dos alimentos elaborados com pescado para pequenos grupos ou cooperativas de pescadores. Assim, qualquer produto desenvolvido com esse pescado (e uma vez comercializado) trará novas oportunidades e contribuirá para a renda dos pescadores”.
Foto: Jovana Garbelini