Por Luiz Octavio Pires Leal – Membro Emérito da Academia Brasileira de Medicina Veterinária; Membro da Diretoria Técnica da SNA-Sociedade Nacional de Agricultura; CRMV-RJ 608.
Zoonoses, o colega sabe, são as doenças comuns aos animais e ao homem. Elas incluem uma quantidade grande de agentes patogênicos. Os mais relevantes, são os vírus, as bactérias, as micoses, as clamidioses e rickettioses, as parasitoses, as helmintíases e as causadas por artrópodos.
O tratado sobre o assunto foi editado pela OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, em espanhol, e a sua segunda edição tem 198 páginas. Os autores são Pedro N. Acha e Boris Szyfres.
A interferência prejudicial do homem na natureza – assunto da Medicina Ambiental- vem causando uma aproximação crescente entre os animais silvestres e a espécie humana, em busca dos alimentos que, em condições normais, são encontrados no próprio ambiente natural. Não é raro onças e lobos serem vistos vasculhando latas de lixo nas cidades, com o risco não apenas de transmitir viroses, inclusive as até então desconhecidas como até mesmo de ataques físicos.
O desenvolvimento de pesquisas para identificar os novos vírus, é demorado e custa caro, e sem elas, é impossível produzir as vacinas e os soros específicos.
O citado trabalho da OPAS inclui 58 tipos de vírus de animais transmissíveis ao homem.
Principais viroses transmissíveis à espécie humana
- Raiva, causada pelo vírus rábico. Uma vez diante dos sintomas, essa doença é 100% fatal. Também conhecida como hidrofobia, um dos sintomas é a dificuldade ou mesmo a impossibilidade de beber água. A paralisia é outro sintoma, assim como dor generalizada e agressividade que, entretanto, pode não ocorrer num dos dois tipos da doença.
Ela é transmitida, basicamente, pela picada de morcego hematófago, geralmente na zona rural e pela mordida ou arranhões de cães e gatos. A salvação da espécie humana e dos animais é eficaz com a aplicação de soro, e de vacina, no caso dos colegas e seus auxiliares que lidam com os animais suspeitos.
- Febre amarela, que deve esse nome à aparência amarelada com que ficam as pessoas atacadas por esse vírus.
Trata-se de uma virose mais comum nas regiões tropicais do Planeta, transmitida pela picada de insetos contaminados, geralmente do gênero Aedes.
Quando não tratada ela pode levar à morte.
Essa virose afeta humanos e também primatas não humanos. Ela causa uma série de sintomas, como febre alta, dor de cabeça, enjoo e dor muscular. E também a já citada cor amarelada da pele e dos olhos (icterícia).
Ocorre, principalmente, nas regiões Tropicais da América do Sul e da África.
Tem vacina, eficiente.
- Dengue. É transmitida pela picada de insetos contaminados, com destaque para as áreas subtropicais e tropicais.
É uma das principais viroses causadas por picada de mosquito, no mundo.
Existem dois tipos de dengue: clássica e hemorrágica, que é a mais grave. Caso não seja tratada eficientemente, essa virose pode ser fatal.
Os sintomas mais relevantes, são: febre alta; dor de cabeça; dores musculares e das articulações; vômitos, e erupção cutânea.
As principais áreas de ocorrência são a Ásia, a América Latina e o Caribe.
O controle do mosquito do gênero Aedes é a medida de prevenção mais eficiente do que a vacinação.
- Chikungunya. Ocorre com mais frequência nas áreas tropicais e subtropicais, transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Aedes.
Os sintomas são praticamente iguais aos da Dengue. A principal medida de controle é a eliminação dos mosquitos.
Essa virose pode ser debilitante e prejudicar a qualidade de vida dos contaminados.
Existe uma vacina, recentemente (2015) aprovada pela ANVISA.
- Gripe aviária. Pode ser transmitida não apenas pelas aves, mas também pelas superfícies contaminadas.
Vários tipos de vírus podem causar essa doença que ataca a espécie humana, entre os quais, o HSN 1 e o H7N9.
É considerada uma doença grave e potencialmente mortal, inclusive para humanos.
Além de dor de cabeça, febre alta e dores musculares há a presença de tosse e de dificuldade de respirar.
A transmissão entre humanos é rara.
6. Hantavirose. É transmitida por roedores contaminados e também pelas suas fezes urina, e pela inalação de partículas em suspensão no ar.
Os sintomas são semelhantes aos da Chikungunya, acrescidos de febre hemorrágica, com síndrome renal e pulmonar.
Referências:
Tratado de zoonoses da Organização Pan-Americana de Saúde.
Foto: Freepik.com