Seis meses após a abertura do escritório do governo do estado em Xangai, na China, São Paulo enviou, em 14 de janeiro de 2020,  o primeiro contêiner (cofre) de frango in natura para o país asiático. O lote, com 27 toneladas de frango, é o primeiro de um contrato de 500 toneladas da Zanchetta Alimentos, em Boituva, interior de São Paulo.

“A abertura de novos mercados traz eficiência e ganhos de escala para a nossa produção, podendo até fazer o preço do frango cair”, afirma o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Gustavo Junqueira.

“Isso ocorre”, acrescenta, “porque as propriedades rurais estão investindo na ampliação de suas produções, para fornecer um volume maior de carne de frango para abate. Consequentemente, os plantios de soja e milho estão sendo expandidos para melhor alimentar esses animais”

Junqueira destaca, ainda, “que os produtos exportados para a China são adicionais à linha de produção da empresa, como é o caso do pé de frango, que não tem espaço aqui no país”.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo