Utilizando um sistema eletrônico de identificação e monitoramento de animais desenvolvido pela empresa Allflex, a fazenda Vovô Zico, localizada em Bom Despacho (MG), que possui 109 vacas da raça Girolando em lactação, conseguiu triplicar a taxa de prenhez e aumentar também o índice da taxa de concepção.
De acordo com o proprietário do criatório, veterinário Bruno Eduardo de Oliveira Menezes, entre janeiro e abril de 2018 a fazenda tinha taxas de prenhez de 5,44% e de concepção de 14,47%, abaixo do esperado pelo criador.
Após implantar o sistema de monitoramento, os números aumentaram de forma significativa, comparados com o mesmo período daquele ano: a taxa de prenhez atingiu 17,4% e a de concepção saltou para 29,07%
“Com os colares de monitoramento, conseguimos ter um controle maior com relação à saúde das vacas e observação de cio; por isso, houve aumento das nossas taxas de prenhez e concepção”, diz Menezes, e acrescenta:
“Em pouco tempo da implantação do sistema de monitoramento, já batemos todas as nossas metas. Nossa média está em 24 litros de leite por animal e esperamos em breve chegar a uma média anual de 30 litros”.
Foto: Allflex /Attuale Comunicação