A tabela de frete será suspensa nesta segunda-feira, disse o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e a assessoria de imprensa do Ministério informou que a suspensão deve vigorar até quarta-feira, quando o Ministro se reunirá com representantes dos caminhoneiros, que manifestaram contrariedade com a versão mais recentes da tabela.

“Ela está suspensa e, portanto, volta a valer a antiga, até que consigamos construir consenso”, disse o Ministro à Reuters por mensagem.

Segundo a assessoria da pasta, o Ministério encaminhou ofício para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pedindo formalmente a suspensão cautelar da nova versão da tabela, o que deve ocorrer ainda nesta segunda-feira.

Segundo o Ministério, Tarcísio tem mantido diálogo frequente com lideranças dos caminhoneiros, que no ano passado fizeram uma greve que gerou desabastecimento e forte impacto na performance da economia. A categoria apoiou, em sua maioria, o Presidente Jair Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado.

A nova tabela de fretes, aprovada após quatro rodadas de audiências públicas realizadas neste ano, foi elaborada pela ESALQ-Log, da USP, e a próxima revisão oficial está prevista apenas para o início de 2020. A tabela, agora suspensa, foi publicada pela ANTT na quinta-feira e passou a vigorar no sábado.

Reuters