Por Luiz Octavio Pires Leal, da Academia Brasileira de Medicina Veterinária
A oftalmologia veterinária de qualidade exige alto investimento, tanto na compra de equipamento atualizado, como para treinamento do colega, muitas vezes no exterior, com destaque para os Estados Unidos.
De alguns anos para cá, essa especialidade progrediu muito, alcançando o nível da oftalmologia humana mais avançada, com uma série de procedimentos, como, por exemplo: catarata, alterações da córnea e da pressão intraocular, entre outros.
Para garantir o sucesso, é necessário que o ambiente seja muito limpo e desinfetado para garantir um pós-operatório livre de complicações, das quais a mais preocupante é a infecção, que, nos casos mais graves, pode levar à cegueira parcial ou mesmo total, do animal.
São diversos os fatores que elevaram o nível de segurança e sucesso nos procedimentos oftálmicos, como: microcirurgia, pouco invasiva; e o uso do laser, em determinadas ocasiões.
Em resumo, se o seu cão ou gato apresentar alguma dificuldade de visão, não permita que ela progrida, não perca tempo, leve o animal a um oftalmologista.
A foto é do oftalmologista veterinário Jorge Pereira, um dos bons especialistas existentes no Brasil. (Crédito: CEPOV. Divulgação).