A vacina, criada pela primeira vez no Brasil por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, é fruto de mais de 15 anos de estudos. Ela tem por fim imunizar suínos contra o vírus PCV2 da circovirose. Esse vírus ataca criatórios em todo o mundo, causando definhamento dos leitões (a mortalidade geralmente fica entre 3% a 10%) e prejuízos aos produtores.
“Até agora, as vacinas disponíveis no Brasil para prevenção das infecções causadas pela circovirose são importadas”, informam os pesquisadores, acrescentando que para chegar à nova vacina testaram o produto em camundongos e suínos naturalmente infectados e os resultados mostraram que a vacina tem eficiência superior às importadas disponíveis no mercado brasileiro.
Depois de testada, a tecnologia da vacina foi apresentada a diversas empresas especializadas em sanidade animal no Brasil. A Ourofino Saúde Animal Ltda. apresentou a melhor proposta para a UFV e vem realizando as adaptações para produção em escala industrial.
Foto: Universidade Federal de Viçosa