Por Luiz Octavio Pires Leal – Membro Emérito da Academia Brasileira de Medicina Veterinária e Jornalista.

 

Esse óleo não tem nenhuma ação psicoativa. Ele é extraído das folhas de determinadas variedades de maconha. Tecnicamente conhecido como THC = TetraHidroCanabinol.

Uso em humanos

*relaxamento, e controle das seguintes alterações:

*dor

*náuseas

*doença de Alzheimer

*epilepsia

*controle da esclerose múltipla

*doença de Crohn.

Sempre sob supervisão médica.

O que é Cânhamo

É uma árvore, que pode chegar a até três a cinco metros de altura, dependendo da variedade e do objetivo do cultivo. Ela é uma variedade da Cannabis sativa.

As folhas do cânhamo são chamadas de “Maconha”, de onde é extraído o Canabidiol (CBD), que são moléculas complexas contendo átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

O  cânhamo tem aplicações industriais, como na fabricação de cordas muito resistentes à tração, a umidade, e de fácil manejo.

Uso em clínica veterinária

A pesquisa demonstrou que o uso do canabidiol, além de nos humanos, também tem efeitos positivos na clínica veterinária.

Mas é importante destacar que o uso dessa substância só deve ser feito com a indicação e supervisão do médico veterinário.

Trata-se de uma área promissora, capaz de melhorar a qualidade de vida dos animais, mas sempre será necessário levar em conta a legislação sobre esse assunto, assim como a qualidade do produto.

Benefícios principais

*alívio da dor provocada pelas artrites e pelas doenças degenerativas

*redução da ansiedade.

A pesquisa continua. O uso do canabidiol, em cães e gatos, vem ganhando destaque, através dos anos.

Foto: Freepik.com