Animal Business Brasil entrevista Miriam Ferraz, Coordenadora em Internacionalização do Sebrae.

O Sebrae/RJ tem mais de 26 anos de experiência atuando em negócios internacionais com o objetivo de promover, apoiar, fortalecer e dinamizar a atuação dos pequenos negócios no comércio exterior. Para consolidar essa expertise e potencializar sua atuação nesse segmento, o Sebrae/RJ criou em 2019 a Coordenação de Negócios Internacionais e, desde então, vem implementando amplos e eficientes programas de internacionalização.

Argumento

Um dos principais argumentos para o apoio às Micro e Pequenas empresas baseia-se no fato de que elas representam 99% dos negócios brasileiros, respondem por 30% de tudo que é produzido no país e são responsáveis por 55% dos empregos gerados no Brasil (Ministério da Economia, 2020). São, portanto, capazes de impulsionar o desenvolvimento regional, nacional e global.
Por outro lado, o Agronegócio brasileiro é destaque nas exportações, realizando investimentos cada vez maiores na inovação e no uso de ferramentas e tecnologias que sejam capazes de aumentar a produtividade e competitividades do setor. Assim, as startups do Agronegócio têm assumido papel de destaque no desenvolvimento de produtos ou serviços tecnológicos inovadores e com alto potencial de crescimento e escala global.

Tarefa essencial

Dessa forma, reforçar e promover a competitividade internacional das Micro e Pequenas empresas no setor de agronegócios é uma tarefa essencial num ambiente cada vez mais globalizado.

Atender aos requisitos do processo acelerado de globalização que os mercados têm experimentado nos últimos 30 anos e projetar estratégias de internacionalização sob medida, são metas cruciais para o desenvolvimento das MPEs, que encaram a internacionalização como uma dificuldade adicional para seu crescimento. Assim, é fundamental ultrapassar essas barreiras e aumentar sua atuação internacional, já que o mercado e a concorrência são globais por natureza. Além disso, percebe-se que a internacionalização vem influenciando tanto o campo de pesquisa e intercâmbio científico, como o desenvolvimento de habilidades, know how, competências, e produtos e serviços de alto valor agregado.

Papel do Sebrae

O papel do Sebrae é apoiar as MPEs a desenvolverem habilidades internas e chegarem aos mercados externos, buscando o intercâmbio das melhores práticas internacionais, mapeando oportunidades de negócios e apoiando o processo de inovação e adequação de bens e serviços à demanda e dinâmica dos mercados, o que certamente contribuirá para acelerar o crescimento e melhor posicionamento dos pequenos negócios no cenário global.
Com relação às competências de gestão o suporte vai desde a identificação de oportunidades de negócios, analisando concorrentes e o estado da arte de bens e serviços, para então definir estratégias e canais de entrada nos mercados, adequar produtos e serviços às dinâmicas destes mercados e aos aspectos regulatórios, dar suporte nas negociações e procedimentos operacionais que irão viabilizar todo o processo de internacionalização.
No que tange à inovação o foco de atuação pode ser bastante diversificado, dependendo da necessidade apresentada, desde processos de transferência tecnológica, aquisição de novos conhecimentos, até a busca de novos insumos tecnológicos, possibilitando, portanto, melhoria da qualidade e produtividade dos produtos e serviços que tornarão os pequenos negócios mais competitivos, tanto no mercado externo quanto no mercado interno.

A vez dos pequenos

Em suma, o Sebrae busca contribuir de forma efetiva para que os pequenos negócios estejam mais preparados para se apropriarem das oportunidades do mercado internacional

A busca pela competitividade internacional irá contribuir para uma mudança de postura no empresariado, e consequentemente, para um posicionamento mais agressivo no mercado nacional. Desta forma, o Sebrae realiza um trabalho amplo e focado em fatores críticos setoriais e de mercado, criando estratégias e planos de ações para qualificação das MPE, focados no desenvolvimento de diferenciais competitivos e na formação de líderes globais. :

Os seis eixos de atuação

• Inteligência e Estratégia de mercado – (i) mapear, identificar, oportunidades de negócios, boas práticas, tecnologias, conhecimentos e definir mercados-alvo e a partir daí, desenvolver um plano estratégico para cada um dos nichos e setores selecionados; (ii) Fornecer conhecimento preciso e aplicável de alto valor agregado para tomada de decisão na ampliação da produtividade, da inovação e da inserção dos pequenos negócios do mercado global;
• Atração de Investimentos – fomentar as ações para atrair investimentos diretos, formando joint-ventures com pequenas empresas para assim, alavancar o tecido empresarial e a oferta de bens e serviços com maior valor agregado para suprir a demanda de setores de base tecnológica ou suprir outros setores de insumos ou recursos que possam melhorar a competitividade dos pequenos negócios;
• Redes Negócios – atuar de forma sinérgica e cooperada em prol da melhoria da competitividade, promoção de negócios internacionais, com todos os parceiros nacionais e internacionais e clientes que possam contribuir com o esforço de nossas ações, promovendo um grande mashup de troca de conhecimento, parcerias comerciais e boas práticas que facilitem o processo de internacionalização dos pequenos negócios nos diversos setores do projeto;
• Competitividade internacional/Desenvolvimento Empresarial – Oferecer um conjunto de soluções integradas (cursos, treinamentos, palestras, consultorias, seminários, podcasts, e-books etc) que possam melhorar a performance das MPE – combinação de estratégias de negócios x plano de ação x demanda de mercado x indicadores de resultados. Para isto, foram desenvolvidas metodologias e ferramentas para o atendimento individual e setorial;
• Inovação – estimular processos de inovação e/ou desenvolvimento tecnológico e/ou incorporação de tecnologias, novos materiais, adequação de produtos e processos que possam contribuir para melhoria da competitividade dos pequenos negócios; Desenhar estratégias de proteção dos ativos intelectuais das empresas e fornecer assessoria jurídica e comercial para desenvolvimento de contratos de transferência tecnológica.
• Promoção Comercial – promoção de negócios internacionais em diversas plataformas (projeto comprador, encontros de networking, agentes comerciais, plataformas digitais – marketplace, missões in e out, participação em feiras, cooperação entre cluster internacionais, dentre outros).

Framework das Atividades / SEBRAE /RJ Negócios Internacionais

Atendimento às empresas

As empresas podem ser atendidas integrando-se a um dos programas de desenvolvimento de Negócios Internacionais – ProGlobal ou Prointer BIO, ou, no caso de questões pontuais, por meio de consultorias individuais ou diretamente em um dos Escritórios Regionais do Sebrae/RJ disponíveis por todo Estado

Como beneficiar-se das Vantagens oferecidas pelo Sebrae

A Área de Negócios Internacionais do Sebrae/RJ está no momento com dois editais para seleção de MPEs para os programas de atendimento coletivo. Ambos com subsídio de 85%. Para participar basta consultar os editais e selecionar a melhor opção de acordo com a sua atividade dentro do Agronegócio.

O ProGlobal é o Programa Multissetorial de desenvolvimento competitivo e internacionalização dos pequenos negócios do estado do Rio de Janeiro. Comtempla o segmento de Alimentos & Bebidas além de outros 5 setores. O edital está disponível na página www.sebraeproglobal.com.br e as inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto.

O Prointer Bio é o Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Aceleração de Negócios Internacionais de Empresas de Alto Impacto do Setor Bioeconomia. Neste programa os setores de Agrotech, FoodTech, HealthTech e soluções de problemas globais são comtemplados. O Edital abre no dia 20 de agosto e as empresas terão um mês para realizar a inscrição. São apenas 30 vagas, então será bastante concorrido. Outras informações estão disponíveis em www.prointerbio.com.br