China se torna o maior mercado para a carne suína catarinense

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A China se tornou o maior mercado para a carne suína produzida em Santa Catarina. O gigante asiático vem ampliando suas compras e já responde por mais de um terço de toda carne suína exportada pelo estado. Só no último mês, os embarques com destino à China aumentaram em 351% e representaram US$ 17.7 milhões.

Em outubro, Santa Catarina enviou 10.100 toneladas de carne suína para abastecer o mercado chinês – 4,5 vezes a quantidade vendida no mesmo mês de 2017. O faturamento também aumentou na mesma proporção.

No acumulado do ano, a China já comprou 95.200 toneladas do produto. Isso representa 35,9% das exportações catarinenses de carne suína em 2018, gerando receitas de US$ 182 milhões. De janeiro a outubro, os embarques para a China aumentaram em 180,8% em quantidade e em 171,8% no valor.

Exportações de outubro

No último mês, Santa Catarina ampliou em 60,4% as exportações de carne suína na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foram 33.400 toneladas de carne suína, e o faturamento foi de US$ 56.5 milhões, 22,8% a mais do que em outubro de 2017.

O estado também aumentou os embarques de carne de frango. Foram exportadas 107.300 toneladas do produto, 28,6% a mais do que em outubro de 2017, gerando receita de US$ 174.2 milhões. Os principais mercados para a carne de frango catarinense são Japão, Arábia Saudita e China.

Acumulado do ano

De janeiro a outubro deste ano, Santa Catarina respondeu por 50,5% das exportações brasileiras de carne suína. O Estado vendeu 264.900 toneladas do produto para o mercado internacional, aumentando em 13,3% a quantidade em relação ao mesmo período do último ano. O faturamento já passa de US$ 496 milhões.

A carne de frango é o principal produto da pauta de exportações catarinense e já trouxe receitas de US$ 1.5 bilhão para o estado. Ao longo deste ano foram embarcadas 874.300 toneladas do produto, 5,9% a mais do que no mesmo período de 2017.

Venda de leite para China

Durante esta semana, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, acompanha a missão empresarial de análise de mercado para venda de leite e frutas para a China. O país é o maior importador de lácteos do mundo e pode ser um importante mercado também para o leite produzido em Santa Catarina.

A missão empresarial é coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Nós vamos aprender o caminho para a exportação de lácteos para a China. Vamos conhecer as preferências dos consumidores e de que forma os supermercados vendem os produtos. Esse aprendizado poderá ser aplicado também a outros países asiáticos, para onde futuramente poderemos exportar lácteos”, explica Spies.

Os números foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), considerando os valores exportados de carne in natura, industrializada e miudezas.

 

Fonte: Agrolink

2018-11-08T17:48:46+00:00