EMBRAPA cria teste para controle mais eficiente do carrapato dos bovinos

Por

A praga do carrapato dos bovinos é um dos principais problemas das criações de gado do país, pois provoca quedas significativas na produção de carne, leite e couro e para combatê-la de forma mais eficiente surgiu um novo meio: trata-se de um teste de sensibilidade do carrapato dos bovinos a carrapaticidas, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O teste, que é gratuito e está à disposição dos criadores de todo o pais, consiste na determinação do produto mais adequado para combate do carrapato dos bovinos em cada propriedade, garantindo economia de recurso e de mão de obra, desaceleração do processo de resistência dos carrapatos e menor dano ao meio ambiente.

Trata-se de um serviço importante, pois as populações de carrapatos têm perfil diferente de resistência a carrapaticidas em cada propriedade.

Na Foto: (LA FALCE, Marcos), registro da aplicação de carrapaticida em um animal afetado pelo parasito, uma das medidas adotadas pela EMBRAPA para o controle eficiente da praga.

Saiba como preparar e enviar as amostras: https://www.embrapa.br/gado-de-leite/infraestrutura/laboratorios/parasitologia

2017-10-30T11:04:52+00:00