Universidade de Viçosa lança nova edição das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos

Por

Elaboradas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, as tabelas são, segundo aquela instituição, referência no Brasil e em todo o mundo (principalmente na América Latina), na formulação de rações para aves e suínos. A nova edição das tabelas contém: (1) a composição detalhada de mais de 100 ingredientes e as exigências nutricionais para a formulação das dietas dos animais e (2) uma prescrição precisa de dietas, gerando economia com a ração animal.

“As tabelas permitem a combinação adequada dos ingredientes para compor dietas balanceadas para cada fase de produção, visando atender às exigências nutricionais específicas de aves e suínos”, diz o professor Horácio Santiago Rostagno, chefe da equipe responsável pelos estudos que resultaram nas tabelas.

Segundo ele, as tabelas “são feitas a partir de muito conhecimento acumulado em nutrição animal e este processo depende de resultados de pesquisas; por isso, a atualização acontece a cada cinco ou dez anos”.

A nova edição das Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos foi lançada durante o IV Simpósio Internacional sobre Exigências Nutricionais para Aves e Suínos, realizado, no campus da Universidade Federal de Viçosa, nos dias 29 e 30 de março de 2007.

Fotos: Daniel Sotto Maior

2017-11-23T10:01:54+00:00