O Brasil passará a exportar lima ácida, sementes de cenoura, embriões de bovinos e bubalinos, alimentos para pets, ovinos e caprinos para novos países.
Oito mercados para produtos agrícolas brasileiros foram abertos em janeiro, segundo informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, obtidas com exclusividade pelo Broadcast Agro.
A conquista mais recente é a possibilidade de exportar à Arábia Saudita ovinos e caprinos para reprodução, diante da a aprovação, pelos dois países, na última quinta-feira (27/1), dos protocolos fitossanitários.
A África do Sul liberou a entrada de alimentos para animais de companhia (chamados de pet food) do Brasil. Embriões de bovinos e bubalinos brasileiros foram liberados para comercialização no Irã.
A Argentina permitiu a importação de répteis para comercialização e vergalho bovino para a fabricação de mordedores para pet do País. Com relação ao Egito, o Brasil obteve aval para exportar sementes de cenoura. O Chile autorizou a comercialização de lima ácida brasileira.
No ano passado, o Ministério da Agricultura totalizou 77 ações de aberturas de mercados, com destaque para proteínas, material genético animal, frutas e sementes.