Lideranças do Brasil e da Espanha estão articulando a formação de uma entidade mundial para a suinocultura. Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que o presidente da entidade, Francisco Turra, e o diretor executivo, Ricardo Santin, estiveram em Madri nesta semana para uma reunião com a Interporc, que representa a cadeia produtiva espanhola do segmento.
A conclusão do processo está programada para ocorrer durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), em São Paulo, em agosto do próximo ano.
“A proposta é unificar os grandes produtores mundiais de carne suína em uma agenda conjunta de temas técnicos e assuntos que não envolvam questões comerciais”, destacou a ABPA. O modelo idealizado é semelhante ao adotado pelo Conselho Mundial da Avicultura (IPC, na sigla em inglês), com foco em assuntos técnicos.
Durante o encontro em Madri, foi definido que os brasileiros irão convidar países da América Latina para fazer parte da futura entidade, enquanto os espanhóis estarão encarregados de trazer integrantes da União Europeia e do Canadá.
Fonte: Broadcast Agro