Técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de universidades e centros de pesquisa promovem, nesta semana, painéis do Projeto Campo Futuro para levantar, junto aos produtores rurais, os custos de produção de grãos, aves, suínos e pecuária de corte nas regiões Sul, Norte e Centro-Oeste.
Na segunda (15), pecuaristas do município de Altamira, no Pará, receberam os técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para a coleta de dados da produção de gado de corte. A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) esteve no encontro.
De acordo com o analista de Custo de Produção de Pecuária de Corte do Cepea, Giovanni Penazzi, resultados preliminares do levantamento mostraram que o sistema de produção modal da região é de cria.
“A região possui um forte histórico de rebanhos de cria e recria e engorda. Mas foi observado que, com o aumento da arroba do bezerro, esses produtores que faziam recria e engorda começaram a migrar para o sistema de cria. Hoje, 90% das propriedades, seja de pequeno, médio ou grande porte, adotam esse sistema”.
Segundo Giovanni, houve um crescimento da área total das propriedades na região. “No ciclo passado, a área total era de 100 hectares. Hoje são 200 hectares de pastagem e aproximadamente 300 hectares de área total”.
Outro ponto levantado no painel foi com relação ao baixo nível de suplementação do rebanho. “Os produtores misturam o sal mineral de 170 gramas com sal branco e ofertam 30 gramas da mistura por unidade animal. O ideal seria no mínimo 120 gramas por unidade animal”, explicou o analista.
No Paraná, também na segunda, haverá um levantamento dos custos de produção de soja, milho, feijão e trigo no município de Castro, com a presença de técnicos do Cepea.
O Campo Futuro é realizado pela CNA e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.
A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Confira a programação dos painéis até sexta:
Terça (16/07)
Soja, milho e feijão – Cristalina (GO)
Soja, milho e trigo – Guarapuava (PR)
Quarta (17/07)
Soja, milho safrinha e trigo – Cascavel (PR)
Soja, milho e algodão – Mineiros (GO)
Avicultura e suinocultura – Castro (PR)
Pecuária de Corte – Marabá (PA)
Quinta (18/07)
Pecuária de corte – Paragominas (PA)
Soja, milho safrinha, trigo – Londrina (PR)
Soja e milho – Rio Verde (GO)
Assessoria de Comunicação CNA