Um estudo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo, demonstrou que o uso da cana-de-açúcar na alimentação de cabras pode ser tão eficaz quanto o emprego da tradicional silagem de milho (alimento preparado e conservado em silo). “O resultado representa uma alternativa mais barata e ideal para pequenos produtores”, garante o autor do estudo, o zootecnista Gil Ignácio Lara Canizares.
A silagem de milho é uma fonte rica em proteína, carboidrato e pode ser armazenada por longos períodos. Sua aquisição, porém, é considerada cara e sua produção é sazonal (ocorre em determinados períodos do ano) e requer uma ocupação mais extensa do solo.
Já a cana-de-açúcar pode ser produzida em épocas críticas de cultivo de alimentos por ser adaptada ao tempo seco, além de ser largamente difundida no país. Assim, ela ajuda a estabilizar a produção leiteira ao logo do ano.
Apesar disso, é considerada um alimento desbalanceado para alimentação animal porque, embora tenha alto índice de carboidrato, tem baixo teor de proteínas e minerais. Por isso, na pesquisa, o zootecnista usou ureia para elevar o teor de proteína da dieta que continha cana e adicionou suplemento para corrigir a deficiência de minerais.
De acordo com Gil, o barateamento dos custos de produção de caprinos é fundamental para a expansão do setor. “E sem a diminuição das despesas, fica muito difícil para o pequeno produtor participar desse mercado, garante”
Fonte: UNESP