Missão estará na Gulfood de 20 a 24 de fevereiro com 14 empresários rurais atendidos pelo Agro.BR
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza, de 20 a 24 de fevereiro, uma missão com 14 empresários rurais na Gulfood, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A missão faz parte do projeto Agro.BR, uma parceria da CNA com a Apex Brasil que viabiliza negócios internacionais para aumentar a presença de pequenos e médios produtores rurais no comércio exterior e diversificar a pauta de exportação brasileira.
Participam do grupo empresas de açaí, cafés, cereais matinais, frutas, nibs de cacau, leites vegetais, goma de mandioca (tapioca), chás prontos, achocolatados, sucos, vinhos, molho e polpa de tomate, que têm interesse em exportar para países do Oriente Médio.
A programação em Dubai inclui a participação na Gulfood com exposição de produtos, além da realização de encontros comerciais com potenciais parceiros ou clientes, seminários, visitas a empresas e hipermercados da região.
Para a assessora de Relações Internacionais, Rita Padilla, essa é uma oportunidade única para os 14 empresários que estarão acompanhando a missão do Agro.BR a Dubai. “Eles participarão de uma verdadeira imersão, não só em uma das maiores feiras de alimento e bebidas do mundo como também terão a oportunidade, nas visitas técnicas, de conhecer e entender qual a melhor estratégia para estar inserido naquele mercado”, afirma.
Atualmente, o Brasil é o segundo principal fornecedor de alimentos para o Oriente Médio, atrás apenas da Índia. Os principais destinos de exportação são o Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em 2022, o comércio bilateral do Brasil somente com os Emirados Árabes foi de aproximadamente US$ 2,8 bilhões em produtos agropecuários, com destaque para carne, açúcar, café, laticínios, frutas e nozes – responsáveis por 47% do total exportado.
A Gulfood é considerada o principal evento anual do setor alimentos e bebidas do Oriente Médio e um dos maiores do mundo. Nesta edição, segundo os organizadores, serão mais de 5 mil expositores de 120 países, maior participação de expositores e visitantes já registrada.
A feira terá sete pavilhões divididos por setores ou temas específicos, tais como: bebidas (não alcoólicas), lácteos, óleo e gordura animal ou vegetal, pulses e grãos, carne bovina e carne de frango, power brands (multissetorial), e world food (onde se encontram a maior parte dos pavilhões nacionais multissetoriais).