A gigante de alimentos JBS fez seu primeiro pedido de carregamento de milho importado neste ano para ser usado como ração em unidades de processamento de carne no sul de Santa Catarina. A informação foi divulgada por uma fonte com conhecimento direto da decisão.

Falando em condição de anonimato por conta de a informação não ser pública, a fonte declarou que a empresa recorreu à importação de milho, renovando uma prática que se tornou comum por vários meses a partir de março passado.

A proximidade de Santa Catarina com Paraguai e Argentina garante aos processadores locais de carne um incentivo para buscar milho de fora ao invés de comprar dos principais produtores brasileiros, especialmente devido aos valores de frete definidos pelo governo, que muitos no mercado consideram exorbitantes.

A JBS está programada para importar, inicialmente, cerca de 30.000 toneladas de milho da Argentina, disse a fonte, acrescentando que outros carregamentos estão sendo considerados. No ano passado, segundo a mesma fonte, a JBS importou o equivalente a cinco embarcações da Argentina contendo carregamentos de 30.000 a 35.000 toneladas de milho cada.

O movimento sugere que estes processadores de carne, com capacidade para alternar fornecedores, têm melhores chances de proteger as margens operacionais, dada a pouca infraestrutura do Brasil e a insegurança legal decorrente dos preços de frete estabelecidos pelo governo no ano passado, após a greve dos caminhoneiros.

“Outros players estão procurando por alternativas no mercado”, informou a fonte. “Mas eles estão mais lentos para tomar decisões.”

A JBS não comentou o assunto de imediato. A rival BRF, maior processadora de frango do Brasil e maior exportadora mundial, também não fez comentários.

A fonte declarou que as empresas, em geral, estão relutantes em assumir riscos quanto ao frete, devido ao Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não ter julgado os processos que contestam a legalidade da decisão do governo quanto ao tabelamento dos fretes.

Em 2018, os caminhoneiros em greve interromperam fornecimentos e exportações em uma paralisação de dez dias por conta do aumento dos preços do diesel, levando o governo a introduzir os valores mínimos de frete. Cerca de 167 unidades de produção de carne interromperam operações e ao menos 70 milhões de frangos, de um total de um bilhão, foram abatidos durante a greve.

A fonte disse que o fato de os agricultores brasileiros estarem segurando vendas na medida em que esperam por maiores preços do milho é outro fator que leva a JBS a comprar da Argentina. “Isso, juntamente com fretes mais caros no Brasil, faz da importação do milho atrativa”, disse.

 

Reuters