O Brasil é um importante produtor de leite e de laticínios como queijos, iogurtes e manteigas. Embora a produção total de leite do Brasil seja alta, a produtividade média ainda é baixa, assim como os sistemas de produção.  A 1 a Semana do Leite e Derivados será lançada no dia três de novembro pela ministra da Agricultura, Teresa Cristina, em Brasília, com a participação das entidades ligadas a esse importante setor da economia nacional. O evento será misto: presencial e por vídeo conferência.

Tudo indica que esse evento iniciará uma nova etapa na produção de leite e derivados, com consequências positivas para a modernização desse setor produtivo de grande importância para a economia e para a nutrição do nosso povo. Em diversas regiões do nosso território, encontramos grandes contrastes representados por granjas leiteiras altamente sofisticadas, até as mais primitivas. Isso significa que há um longo caminho a percorrer com o objetivo de aumentar a produtividade na produção de leite e derivados, e é exatamente disso que vai tratar a 1a Semana do Leite e Derivados.

Como é do conhecimento geral, o leite é um dos alimentos mais completos e baratos da natureza; os queijos são ricos em diversos elementos importantes para a nutrição, com destaque para as proteínas; os iogurtes são ricos em probióticos, importantes para a nutrição humana e a manteiga é rica em gordura, e em outros nutrientes, e tem várias aplicações na preparação dos alimentos.