O governo de Minas Gerais, implantou, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais (denominado Certifica Minas) com a finalidade de assegurar a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no estado. A certificação ocorre por meio da concessão de Certificado e do Selo de Conformidade Certifica Minas.

Um dos setores beneficiados pelo programa é o de produção de frango caipira, “atividade implantada em 310 municípios que produzem esse tipo de frango com algum propósito de comercialização”, afirma o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa, Carlos Eduardo Bovo.

Carlos Eduardo diz acreditar no potencial de crescimento desse setor no estado e acrescenta: “A produção de frango caipira no estado teve mais uma empresa reconhecida pelo programa Certifica Minas. A Fredini Alimentos, proprietária de uma granja e um frigorífico em Maravilhas, na região central do estado, já pode comercializar seus produtos com o selo da Seapa”. 

Na prática, segundo o gerente de Certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Rogério Fernandes, o selo confere ao consumidor a certeza de que os frangos foram, entre outras características, criados soltos, com alimentação vegetal e não forçada.

A empresa Fredini abate, aproximadamente, 8 mil aves certificadas a cada 70 dias, o equivalente a cerca de 45 mil por ano. Para manter o selo, que precisa ser renovado periodicamente, há uma série de protocolos a serem obedecidos. As aves devem ser criadas soltas em piquetes de pastejo, que são sempre cercados, bem ventilados e com sombreamento.