Novos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam que, em janeiro passado, os embarques de carne de frango, considerados, agora, os quatro principais itens exportados (frango inteiro, cortes, industrializados e carne salgada), ficaram próximos das 317.100 toneladas, aumentando mais de 15% em relação a janeiro de 2019. Em comparação com o mês anterior (cerca de 380.700 toneladas em dezembro de 2019) houve redução de praticamente 17%.

Sem dúvida elevados – aumento anual de mais de 15% e redução mensal de quase 17% – esses dois percentuais se justificam: em janeiro e dezembro do ano passado foram registrados, respectivamente, o mais baixo e o mais alto volume de 2019. Mas o que importa, no momento, é que os embarques deste janeiro alcançaram volume promissor, superando a média exportada no primeiro mês dos últimos seis anos.

Graças ao último resultado, o total exportado em 12 meses mantém-se acima dos 4.1 milhões de toneladas, indicando expansão de quase 5% sobre idêntico período anterior. Mais significativo, porém, continua sendo o avanço na receita cambial, pois os quase US$ 7 bilhões auferidos entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020 significam um aumento de 10% em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.

A propósito, clique aqui para ver ou rever estimativa efetuada pelo AviSite a propósito das tendências brasileiras de exportação de carne de frango em 2020.

AviSite