Os núcleos Agroindústria de Alimentos e Gado de Leite da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram protocolos de higienização de tanque coletivo de armazenamento de leite cru refrigerado.
A iniciativa atende solicitações apresentadas pelos próprios produtores de leite de base familiar, alegando que a falta de orientações para limpeza e higiene de ordenha se destaca como alguns dos principais problemas enfrentados por eles na comercialização do produto.
Os protocolos vão auxiliá-los no cumprimento das novas exigências impostas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aumentaram o controle na qualidade e segurança da cadeia produtiva leiteira. As instruções normativas nº 76 e 77, de 2018, preveem, entre outras questões, que os produtores estejam aptos a higienizar de forma adequada os equipamentos de armazenamento de leite.
O trabalho da Embrapa foi desenvolvido na bacia leiteira do sul do estado do Rio de Janeiro e na região da Zona da Mata mineira com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de outros parceiros locais.
Técnicos da Embrapa instalaram duas unidades demonstrativas de referência com o protocolo de higienização de tanques de armazenamento de leite em municípios dos dois estados e capacitaram cerca de 150 produtores familiares.
Fonte Embrapa